30.1.22

BÁRBARAS (rap hour)

 

E foi assim que invadiram este país
Em busca de vantagem e riqueza
A injustiça na pátria fincou raiz
Em terras apartadas dos nativos
Saquearam, dizimaram suas tribos
E doaram seu rincão à burguesia
Minoria que crescia e prosperava
Às custas de mão de obra escrava
Um futuro sombrio se desenhava
Um país desumano se engendrava
Eis que a consequência não tardava
...

Quem não deve, não teme
Diz aquele velho ditado
Porém vida de favelado
Não tem essa fantasia
Não tem hora, nem dia
Se deve ou se não deve
Só o preto é alvejado
O alvo nunca é o alvo
Negro é marginalizado
Oprimido, discriminado
Deixemos de hipocrisia

Menos favorecido, não menos capaz
Me coloque lado a lado, não me coloque atrás

Entre becos e vielas a cena se repetia
O menino na porta de casa se distraía
Revista, tira em quadrinhos, só alegria
Blitz em revista e era uma vez a utopia
O tira se arma de ira, tira a arma e atira
Atinge o sonho da criança que sorria
A bola perdida, a bala de gude, agonia
E seu sonho com o sangue se esvaía
Era uma vez o faz de conta, covardia
Esperança era a primeira que morria
E no final, moral da história não havia

Não nasci em berço de ouro
Pois berço não é medalha
Medalha eu mesmo conquisto
E é com luta, dor e batalha
Não ganho de mão beijada
Justiça que tarda e falha
Mas não sou fogo de palha
Dou duro desde moleque
Moleque criado na vida
Remando contra a maré
Com esperança, força e fé

Menos favorecido, não menos capaz
Me coloque lado a lado, não me coloque atrás

Destino traçado a quinhentos anos
E assim chegamos onde estamos
Será que chegamos ou só ficamos?
São outros quinhentos, convenhamos
É pouco o quinhão que me foi dado
E o que conquisto tem incomodado
Se não me querem na página ao lado
Viro a página, reescrevo, desagrado
A realidade em um roteiro adaptado
Um novo enredo, revisto, repaginado
Multiversos em sentido refigurado

Parece e é preconceito que se renda
Só o caro cidadão que não tem renda
Mas não é nada que me surpreenda
Tampouco é vitimismo, compreenda
Nem caso isolado, lamúria, lamento
Nada, estou farto desse julgamento
Não me venha com falso argumento
Dedo em riste, grito, vozes ao vento
Respeite nossa cor, nosso trauma
E se me faz favor, não peça calma
a quem é julgado pela pele, não pela alma

Menos favorecido, não menos capaz
Me coloque lado a lado, não me coloque atrás

Nenhum comentário: